10 +

10 spin-offs que fizeram tanto (ou mais) sucesso quanto as séries originais

Uma série original quando chama a atenção do público tende a dar muitos resultados, entre eles, prêmios e sucesso com a crítica. Mas o maior feito de algumas produções é conseguir extrair dali uma história tão boa ou melhor que a original. Dizem por aí que o primeiro spin-off da TV americana foi The Andy Griffith Show, que teve início da década de 1960. De lá pra cá, foram produzidas inúmeras séries derivadas (flops  e sucessos) que inundaram não só a TV americana, como o mundo todo.

Entre as diversas produções, listamos 10 spin-offs que fizeram ou fazem bastante sucesso na TV (em em nosso corações). 

Law & Order: Special Victims Unit (1999- ) – Spin-off de Law & Order

Law & Order foi uma série policial que ficou no ar por duas décadas. E o que acontece quando uma série é muito boa? Ela dá espacinho pra séries ainda melhores, como é o caso de Law & Order: Special Victims Unit, que estreou em 1999, nos mesmo moldes de sua genitora mas com foco em crimes sexuais. A série está no até hoje e a 18ª temporada já foi confirmada pela NBC. Vale lembrar também que Law & Order também original  Law & Order: Criminal Intent, que ficou no ar entre os de 2001 a 2011.

Chicago P. D. (2014- ) – Spin-off de Chicago Fire

A unidade de inteligência da polícia de Chicago vinha chamando tanto a atenção em Chicago Fire que logo ganhou uma série pra chamar de sua. Chicago P. D. está na terceira temporada e, na verdade, as duas primeiras temporadas são melhores que a série de onde surgiu. E Chicago Fire ainda originou Chicago Med e o produtor dos dramas, Dick Wolf, já anunciou que Chicago Law vem por aí. Depois dessa franquia, Chicago nunca mais será a mesma.

Angel (1999-2004) – Spin-off de Buffy, the Vampire Slayer

Angel é um bom exemplo de sucesso no mundo dos spin-offs. A série derivada de Buffy deu o primeiro papel de protagonista para o ator David Boreanaz, arrastando boa parte dos fãs da série original. A trama da série era muito rica filosófica e psicologicamente, e apostava em uma estética noir para se aprofundar na dualidade existeA ambiguidade moral do personagem é um dos pontos fortes da série, que narra a vida do vampiro trabalhando como detetive em Los Angeles.  

Melrose Place (1992-1999) – Spin-off de Beverly Hills 90210

A década de 90 parece ter sido o boom dos spin-off de sucesso. Melrose Place teve início na segunda temporada de Beverly Hills 90210 – nossa querida Barrados no Baile – mostrando a vida dos locatários do condomínio Melrose, em Los Angeles. A personagem Kelly Taylor (Jennie Garth) foi o elo entre as duas séries quando se apaixonou pelo jovem Jake, que morava no codomínio Melrose. Ambição, traição assassinatos e sexo recheavam a trama da série que ficou no ar por 8 anos.

Private Practice (2007-2013) – Spin-off de Grey’s Anatomy

Private Practice pode não ter feito tanto sucesso quanto Grey’s Anatomy mas conseguiu ficar no ar por 6 temporadas e ainda abocanhou alguns prêmios de TV. O drama contava a história da Dra. Addison Montgomery (Kate Walsh), que saiu do Hospital Seattle Grace, em Seattle, para trabalhar na clínica Oceanside Wellness Center, em Los Angeles. Os crossovers com Grey’s Anatomy foram os pontos altos da série derivada.

Frasier (1993-2004) – Spin-off de Cheers

Frasier foi uma das séries derivadas mais bem sucedidas da história da TV americana. Cheia de recordes, incluindo a vitória de 39 Emmys, a série ficou no ar por 11 anos e fez mais sucesso do que Cheers. A sitcom narrava a história de Dr. Frasier, personagem da série original, um adorável psiquiatra que volta a sua cidade natal, Seattle, para aprensentar um programa de rádio. Kelsey Grammer deu vida ao personagem por nada mais nada menos do que 20 anos (entre Cheers e o spin-off) e entra na lista dos atores mais bem pagos por episódio: ele recebia pouco mais de 1,5 milhão por episódio da sitcom.

NCIS (2003- ) – Spin-off de JAG: Judge Advocate General 

NCIS nasceu da série investigativa JAG: Judge Advocate General, e narra a história do  Serviço de Investigação Criminal Naval, agência federal que investiga os crimes que envolvem a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Embora JAG tenha feito muito sucesso durante duas 10 temporadas, foi NCIS quem abocanhou o título de séries mais vista nos Estados Unidos na temporada 2012-2013. E te mais! O spin-off ainda gerou mais dois spin-off:  NCIS: Los Angeles e  NCIS: New Orleans.

CSI: Miami (2002-2012) – Spin-off de CSI

CSI, assim como Chicago Fire originou não uma, mas 3 séries, todas com a mesma roupagem. As investigações, ao invés de acontecerem em Las Vegas, como na série original, aconteciam em Miami em CSI: Miami e Nova York, em CSI: New York (que ficou no ar entre os ano de 2004-2013). A mais recente série derivada da franquia é CSI: Cyber, que tem uma abordagem um pouco diferente já que são investigados crimes cibernéticos.

Os Simpsons  (1989-) – Spin-off de The Tracey Ullman Show

Uma das comédias mais antigas da TV também é um spin-off. Você sabia? Os Simpsons nasceu no programa The Tracey Ullman Show como uma série de curtas. Depois ganhou seu próprio programa e é, talvez, o spin-off de mais bem sucedido da TV, com 25 temporadas cheias de histórias satíricas pra contar. O sucesso é tanto que a família amarela tem até uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Xena: Warrior Princess (1995 – 2001) – Spin-off de Hercules: The Legendary Journeys

Xena nasceu para ser uma personagem de Hercules: The Legendary Journeys, em 1995, mas a personagem chamou tanta atenção que ganhou uma série só sua no mesmo ano. Lucy Lawless deu vida à Princesa Guerreira que se tornou um ícone da televisão mundial e um modelo feminista pra ninguém botar defeito. Em 2015, algumas notícias trouxeram a novidade de um reboot da série e deixaram muitos fãs felizes e decepcionados ao  mesmo tempo. Não seria nada mal ter uma ícone feminina tão importante de volta para a TV, vivendo novas situações e mostrando ao mundo o poder de uma mulher. #XenaNaNetflixJá

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo