Oscar 2026: Brasil aguarda pré-seleção com ‘O Agente Secreto’ e sonha com vaga histórica

O cinema brasileiro vive um dia de expectativa histórica neste domingo, 25 de janeiro de 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia, a partir das 10h30 (horário de Brasília), a lista de finalistas ao Oscar 2026. O filme nacional O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, é o grande protagonista dessa torcida. As principais publicações de Hollywood apostam que a produção brasileira será escolhida entre os 15 pré-selecionados para concorrer a Melhor Filme Internacional, o que seria uma conquista inédita em anos.
O anúncio será transmitido ao vivo no canal oficial do Oscar no YouTube. Além da categoria internacional, O Agente Secreto chega como forte candidato em outras importantes premiações, como Melhor Filme, Melhor Ator para Wagner Moura, Melhor Roteiro Original e Melhor Escalação de Elenco. Dessa forma, o longa-metragem tem o potencial de marcar uma das maiores participações brasileiras na história da premiação mais importante do cinema mundial.
Brasileiros em múltiplas frentes
O talento brasileiro, no entanto, não se limita ao filme nacional. Na categoria de Melhor Fotografia, o nome do brasileiro Adolpho Veloso também gera expectativa. Ele concorre por seu trabalho em Sonhos de Trem, uma produção americana da Netflix. Portanto, a noite de hoje pode consolidar um momento excepcional para os profissionais do audiovisual do Brasil no cenário global.
A cerimônia principal de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Enquanto isso, a comunidade cinematográfica e o público brasileiro aguardam ansiosos o anúncio da pré-lista. Uma indicação em uma das principais categorias não apenas coroaria o trabalho da equipe, mas também projetaria o cinema nacional para um novo patamar de reconhecimento e visibilidade internacional.









